Quem sou eu

Santos, São Paulo, Brazil

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Promessas Matrimoniais


Acho realmente que o casamento com todos os seus ritos é algo marcante, apesar não estar "na moda" acho a cerimônia bela e emocionante.

É como se pudéssemos acreditar numa vida quase perfeita, aonde o amor e o respeito andam de mãos dadas.

Acho que infelizmente esta caindo em desuso! As criaturas não mais se respeitam, trocam de pares e lares.

Continua uma busca frenética tentando achar o "par perfeito". Seres perfeitos não existem. Todos têm esqueletos no armário! Temos um lado obscuro e até mesquinho!

Raramente temos coragem de exibi-los!É essa e a grande jogada! Que saco se fossemos um livro aberto. Que tédio todos perfeitinhos!

Tenho um kilo de defeitos e um pacotão de qualidades. Tudo bem, afinal sou normal!
Vinte e um anos de casada. Não nego que tem dia que quero torcer seu pescoço, mas em outros não concebo a idéia de deixá-lo sair dos meus braços, me faltaria o ar!

E é isso, amar é assim mesmo, na real! Abaixo amor de novela!
Falando nisso o texto que vou transcrever tem tudo a ver com o que penso. É de Mario Quintana, precisa falar mais?!Aí vai...

O sermão do padre:
"Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?"

Acho simplista e um pouco fora da realidade.
Dou aqui novas sugestões de sermões:

Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e, portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?

Promete se deixar conhecer?

Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?

Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?

Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher:
Declaro-os maduros.

Resumindo:
Eu disse sim... e estou tentando cumprir! Deus sabe que estou!